GlobalFind

O Global Find é uma plataforma web de apoio à localização empresarial, em Portugal Continental, desenvolvida pela aicep Global Parques, uma empresa de capitais públicos especialista na gestão de parques empresariais e na localização de empresas em território nacional. É um instrumento de apoio à captação de investimento empresarial e uma ferramenta fundamental da AICEP Portugal Global nas ações de promoção do país e captação de investimento.

Trata-se de uma plataforma web que, utilizando sistemas de informação geográfica (SIG) e um motor de busca, permite a qualquer investidor encontrar locais disponíveis em Portugal Continental que são adequados ao seu projeto, quer este seja de âmbito industrial e/ou logístico.

Para o efeito, a ferramenta realiza análises multicritério a partir dos requisitos fornecidos pelo investidor, disponibiliza informação técnica e urbanística sobre os espaços apresentados como resultados, informação socioeconómica sobre as regiões circundantes e permite compará-los, até um máximo de cinco espaços (localizações selecionadas), relativamente a um conjunto de indicadores.

Ao preencher o “query” com as características da área pretendida (e.g.; espaço edificado ou lote, proximidade de infraestruturas principais de transporte e / ou universidades, nível de educação na região), a ferramenta identifica, num mapa interativo, mostra as melhores soluções disponíveis, e permite ao investidor aceder a informações detalhadas sobre os vários locais identificados.

Pode, ainda, ser realizada a busca livre com palavras-chave, a navegação no mapa, informações sobre pontos de interesse (e.g.; portos, aeroportos e plataformas logísticas, rede rodoviária e ferroviária, universidades e laboratórios do Estado), acesso a relatórios de terreno/lote, Parque e Concelho que contêm informação socioeconómica sobre as regiões, e características técnicas dos espaços, para além de um para comparação, até 5 soluções. Estes relatórios podem ser impressos.

O Global Find é uma ferramenta gratuita, disponível em português e inglês, e oferece suporte de help desk, através de um email dedicado.

A recolha de informação para a plataforma é um processo contínuo que tem vindo a ser realizado com suporte em parcerias estabelecidas com entidades fornecedores de informação, a nível nacional e local, nomeadamente Municípios e Comunidades Intermunicipais.

O Global Find está em fase de “up-grade”, estando a ser trabalhados novos desenvolvimentos, que tornarão a ferramenta mais user-friendly, passando, em paralelo com os parques empresariais públicos e privados, a disponibilizar informação sobre terrenos que não se encontram em parques empresariais, alargando, assim, a oferta. Também disponibilizará mais informação, podendo cada Município apresentar as suas particularidades e vantagens competitivas, setores económicos alvo, e apresentará novos relatórios e acesso à plataforma sem necessidade de registo prévio.

A estrutura da nova solução passará a ser “web responsive”, permitindo a adaptação da solução a qualquer dispositivo em que seja consultada.

A colaboração de todos os Municípios é, desta forma, essencial para o sucesso deste projeto e para o cumprimento do seu objetivo: promover, de forma uniforme no território, os diversos locais para instalação empresarial disponíveis em Portugal. Entrar »»»

mun


Artemrede Logo
de que falamos quando falamos de territorialização?
30 de maio, Barreiro
Mais informações: Aqui

Cartografia de ocupação do solo e dinâmicas territoriais: COS, CLC e Copernicus
Workshop 30 de maio, 9h30, DGT
Comunicação ANMP
Mais informação
Inscrição gratuita, obrigatória: aqui

tecnet
Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia e TECNETBusiness Camp, S.João da Madeira, 1–2–3 de junho
Programa | mais informação

eixoatlantico
Congresso do Eixo Atlântico
Braga 8 e 9 de junho
Programa
Mais informação