21 de maio de 2019 -

Portugal Smart Cities Summit 2019

 

Presidente da ANMP abriu

a Cimeira dos Autarcas

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) Manuel Machado abriu hoje a Cimeira dos Autarcas que se realizou, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit 2019, na FIL, em Lisboa, considerando que é preciso envolver as pessoas nas novas soluções inteligentes criadas a pensar na melhoria da qualidade de vida nos nossos territórios.

Manuel Machado anunciou, nesta Sessão de Abertura, que foi elaborado um conjunto de “sugestões com o objetivo de incentivar a participação dos cidadãos” nestas novas matérias das comunidades inteligentes, trazendo “vantagens recíprocas para todos os lados”.

Nesta sessão também participou o presidente da Fundação AIP Rocha de Matos que se congratulou com o facto do Portugal Smart Cities Summit, realizado pelo terceiro ano consecutivo, ser hoje um evento muito importante para a Fundação que dirige, para a Feira Internacional de Lisboa e para o futuro de Portugal.

Esta Cimeira dos Autarcas, que foi realizada com o objetivo de debater os novos desafios que se colocam às cidades inteligentes e de dar a conhecer as novas soluções pensadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, criando comunidades mais modernas, eficientes e sustentáveis, contou com a presença de autarcas de todo o país.

Desta Cimeira nacional constou, entre outros eventos, uma mesa redonda em que participaram vários autarcas que abordaram as matérias tecnológicas já em utilização nos seus municípios e os desafios que se colocam hoje em dia, cada vez mais exigentes, mantendo-se os mesmos recursos humanos, financeiros e patrimoniais. Por isso, para estes autarcas, o desafio é agarrar a inteligência artificial e, através dela, promover um cada vez melhor desenvolvimento dos territórios.

O Portugal Smart Cities Summit 2019, considerado o maior evento sobre inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento urbano, decorre até à próxima quinta-feira, dia 23 de Maio, na FIL, em Lisboa, conta com a participação de 21 Municípios, integra onze conferências de oradores nacionais e internacionais, empresas, entidades e universidades.

CIM100

 


Fotos do Evento:

 

  voltar