Sorry, this entry is only available in Português.
Prémio ANMP entregue em Coimbra – Jornalistas distinguidos com Prémio de Jornalismo e Poder Local 2019
O Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2019, relativo a reportagens publicadas durante o ano de 2018, foi hoje entregue na sede da Associação, em Coimbra, numa cerimónia presidida pelo Presidente da ANMP Manuel Machado, e que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Imprensa, Rádio e Televisão.
Esta sessão contou com a presença dos membros do Conselho Diretivo e do Secretário Geral da Associação, bem como do Presidente da Lusitânia Companhia de Seguros, patrocinadora do Prémio, que aqui esteve presente através do seu Presidente do Conselho de Administração Fernando Nogueira.
Na categoria de Imprensa, o Júri decidiu atribuir, por unanimidade, os seguintes prémios:
:: 1.º Prémio ex aequo aos trabalhos “Um milhão para fazer da ‘terra dos índios’ a ‘capital dos doces e das magnólias’”, da jornalista Céu Neves, do jornal Diário de Notícias e “A Sophia de que o people lá do bairro gostava”, do jornalista João Pedro Pincha, do Jornal Público.
:: 1.ª Menção Honrosa ao trabalho ao “Saudades lá do bairro”, do jornalista João Pedro Pincha, do Jornal Público.
Na categoria de Rádio, o Júri decidiu atribuir, por unanimidade, os seguintes galardões:
:: 1.º Prémio ao trabalho “Eles que se atrevam”, de Bárbara Baldaia, com sonoplastia de Joaquim Dias, da TSF Rádio Notícias.
:: A 1.ª Menção Honrosa ao trabalho “Cidade Imaginada”, do jornalista José Guerreiro, com sonoplastia de Rui Soares e música original de Paulo Cavaco e Bruno Fonseca, da Antena 1.
:: A 2.ª Menção Honrosa ao trabalho “Caminhos d’ El Rei”, de Paulo Anastácio, com sonoplastia de Paulo Reis, da Antena 1.
Na categoria de Televisão, o Júri decidiu atribuir, igualmente por unanimidade, as seguintes distinções:
:: 1.º Prémio ao trabalho “O renascer das cinzas: um ano depois”, da autoria de Catarina Canelas, com imagem de Romeu Carvalho e edição de imagem de Pedro Guedes, da TVI.
:: 1.ª Menção Honrosa ao trabalho “1 ano na Terra Queimada” [Casas | Eucaliptos | Paula | Ratos ] da autoria de Paulo Lencastre Leitão, com imagem de Sandro Garcia.
Os primeiros premiados receberam um diploma, um cheque simbólico e um prémio pecuniário de 1500€, enquanto os distinguidos com menções honrosas receberam um diploma e um voucher de uma noite de alojamento, pequeno-almoço e jantar para duas pessoas nas Pousadas de Portugal.
Recorde-se que o Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local, que este ano teve a sua 5.ª edição, prevê a categoria de Fotojornalismo, porém ainda não se apresentaram a concurso reportagens nesta área, assim como também tem prevista a participação de alunos de comunicação do ensino superior que, contudo, ainda não concorreram ao Prémio. A ANMP reitera o apelo à participação de todos, jornalistas e estudantes de jornalismo, na próxima edição em 2020 a que podem candidatar-se trabalhos publicados em 2019.