Sorry, this entry is only available in European Portuguese.
A ANMP, presidida por Luísa Salgueiro, esteve reunida com o Governo, na sede, em Coimbra, para analisar o Acordo de Parceria do Portugal 2030, designadamente os Programas Operacionais. Nesta reunião participaram as ministras da Presidência Mariana Vieira da Silva e da Coesão Territorial Ana Abrunhosa e os Secretários de Estado do Planeamento Eduardo Pinheiro e do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira.
Neste encontro de trabalho, as ministras apresentaram os Programas Operacionais do Portugal 2030, atualmente em consulta pública, designadamente os sete Programas Regionais do continente e os três Programas Regionais das ilhas dos Açores e da Madeira e ainda os três Programas Temáticos nacionais. Sobre este Acordo de Parceria, a presidente da ANMP Luísa Salgueiro considerou que “apesar de tudo, com as verbas associadas, [o Portugal 2030] é muito positivo”.
Luísa Salgueiro frisou que “o grande contributo que a ANMP pode dar, em conjunto com os dois ministérios, é ajudar na formação técnica dos serviços municipais e intermunicipais, de modo a que Portugal não perca recursos” do Portugal 2030 e, desse modo, se possa “gerar coesão, para que os territórios se desenvolvam de uma forma mais homogénea, com fixação de população, desde logo os jovens, nas regiões de baixa densidade”.