vantagens dos relatórios locais voluntários
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.
A Secção de Municípios da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) esteve hoje reunida em Bragança. Nesta reunião, especialmente destinada a analisar a importância dos relatórios locais voluntários na aceleração da implementação dos ODS, participaram mais de meia centena de pessoas dos municípios de todo o país.
Um relatório local voluntário é uma ferramenta que permite às cidades ou aos municípios medir o nível de implementação dos ODS e a respetiva contribuição para a Agenda 2030, assim como criar consciencialização e priorizar ações relativas à sustentabilidade.
Sendo devidamente estruturado, um relatório local voluntário aumenta a capacidade de coordenação entre os vários níveis de governação, torna mais eficaz o trabalho conjunto entre o poder local e o poder central e, entre outros contributos positivos, pode constituir-se como um importante instrumento de correção de assimetrias e disparidades através do princípio de “não deixar ninguém/nenhum local para trás”.