na abertura do ano letivo
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) participou hoje, a convite do Governo, na cerimónia de abertura do ano letivo que se realizou na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu. Nesta ocasião, Luísa Salgueiro
disse que “este é um ano letivo em que o papel dos municípios tem um particular relevo”, enquanto responsáveis pelas novas competências que lhes foram transferidas.
“Foram transferidas 996 escolas, 3.552 edifícios e temos a nosso cargo, só no pessoal não docente, 42.500 pessoas. Só estes números representam bem o significado que os municípios têm na gestão da política educativa no país”, evidenciou a dirigente da ANMP, acrescentando que estamos perante “um grande avanço” e “muito já foi feito”, havendo ainda muito em curso.
“É um grande pacote de investimento, onde faltam ainda 1.700 milhões de euros que requerem a aprovação”, lembrou Luísa Salgueiro, frisando que “as escolas precisam ainda de ser reabilitadas”, mas deixando uma mensagem “de compromisso e de empenho” da ANMP com as políticas que o país precisa de prosseguir para que exemplos de escolas como a Alves Martins, de Viseu, possam ser multiplicados.
“O caminho não tem retorno e importa ainda aprofundá-lo”, concluiu a presidente da ANMP, no dia em que cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1.º ao 12.º anos começam as aulas de mais um ano letivo.