No atual período de programação (2014-2020), o nosso país beneficia de uma dotação global de cerca de 25 mil milhões de euros no conjunto dos fundos.
Este montante encontra-se distribuído, em termos temáticos, por 4 grandes domínios; em termos operacionais, em 16 Programas Operacionais (PO); e, em termos financeiros, por 5 fundos da Política de Coesão.
A ANMP assume um papel essencial:
- No levantamento dos principais constrangimentos e preocupações por parte dos municípios, procurando identificar soluções de melhoria;
- Na necessária articulação com as Entidades Intermunicipais, através do Conselho Consultivo da ANMP;
- Na participação nas Comissões Diretivas dos Programas Operacionais Regionais do continente, com vogais executivos nas regiões de convergência e não executivos nas restantes;
- No acompanhamento da execução do quadro e respetivos ajustamentos, sobretudo no âmbito do Grupo de Trabalho para Monitorização do Investimento Municipal no Portugal 2020.
Toda a informação sobre o Portugal 2020, incluindo avisos de abertura de candidatura e dados sobre execução e resultados, por ser consultada em Portugal 2020 ( https://www.portugal2020.pt/) e nas páginas dos diversos programas operacionais.