Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
Jornalistas distinguidos com Prémio
em Imprensa, Rádio e Fotojornalismo
O Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2020 distinguiu reportagens realizadas durante o ano de 2019 nas categorias de Imprensa, Rádio e Fotojornalismo. Devido à pandemia, não foi realizada a habitual cerimónia pública de entrega, pelo que os prémios foram enviados aos premiados e estes fizeram chegar à ANMP fotos com os diplomas e os cheques gigantes representativos das respetivas distinções.
Nesta edição, o jornal Público venceu o 1.º Prémio na categoria de Imprensa e na categoria de Fotojornalismo, dado que o Júri decidiu atribuir, por unanimidade, este prémio ao trabalho “Quando o Aleixo conta outra história do Porto”, da autoria da jornalista Mariana Correia Pinto (texto) e do fotojornalista Paulo Pimenta (fotos).
:: Quando o Aleixo conta outra história do Porto
Este foi o primeiro ano em que se registaram candidaturas na categoria de Fotojornalismo e o Júri entendeu que havia ainda mérito dos candidatos para uma 1.º Menção Honrosa para o trabalho “Lavadeiras do Mondego”, da autoria do fotojornalista Pedro Ramos, do jornal As Beiras.
Na categoria de Rádio, o Júri atribuiu, por unanimidade, o 1.o Prémio à reportagem “Para cá do Sol posto”, da jornalista Cristina Lai Men, com sonoplastia de Luís Borges, da TSF Rádio Notícias. Também de forma unânime, o Júri distinguiu com a 1.ª Menção Honrosa, a reportagem “Neste Alentejo há caril e turbantes”, da jornalista Maria Augusta Casaca, com sonoplastia de Luís Borges, da TSF Rádio Notícias.
::
Para cá do Sol posto
::
Neste Alentejo há caril e turbantes
Na categoria de Televisão, o Júri decidiu, por unanimidade, não atribuir Prémio, dado que as reportagens apresentadas a concurso não se relacionavam com o Poder Local, conforme determina o regulamento do Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local.
Os primeiros premiados receberam um diploma, um cheque simbólico e um prémio pecuniário de 1500€, enquanto os distinguidos com menções honrosas receberam um diploma e um voucher de uma noite de alojamento, pequeno-almoço e jantar para duas pessoas nas Pousadas de Portugal.
Recorde-se que o Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local, que este ano teve a sua 6.ª edição, prevê as categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, assim como também tem prevista a participação de alunos de comunicação e jornalismo do ensino superior que ainda não concorreram ao Prémio.
A ANMP reitera o apelo à participação de todos, jornalistas e estudantes de jornalismo, na próxima edição em 2021 a que podem candidatar-se trabalhos publicados em 2020 em edições impressas ou online.