sobre valorização de recursos e resíduos
para uma economia circular em Portugal
Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
PRO2030 quer ser referencial dos decisores
sobre valorização de recursos e resíduos
para uma economia circular em Portugal
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, participou hoje na sessão magna de apresentação do PRO2030 – Programa Avançado na Valorização de Recursos e Resíduos, em que também foi interveniente o ministro do Ambiente e da Ação Climática Duarte Cordeiro.
Esta sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e pelo presidente da Fundação FEFAL, João Pais de Moura. A fechar, o debate esteve a cargo da juíza conselheira do Tribunal de Contas, Helena Abreu Lopes, do advogado José Eduardo Martins, e do CEO da Lipor, Fernando Leite, moderados pelo especialista Paulo Rodrigues.
Todos os intervenientes destacaram o grande objetivo deste programa organizado pela Fundação FEFAL e pela Secretaria de Estado do Ambiente e financiado pelo Fundo Ambiental, designadamente « ser um referencial estratégico na visão dos decisores sobre a valorização dos recursos e resíduos para uma economia circular em Portugal ».
A presidente da ANMP sublinhou o empenho dos municípios no cumprimento das metas de Portugal em linha com as exigências da União Europeia, mas frisou a reivindicação de mais meios financeiros para as autarquias locais. Assim como salientou a necessidade de envolvimento da população nesta missão que é de todos e fundamental para o futuro do planeta e de todos nós.
O PRO2030 – Programa Avançado na Valorização de Recursos e Resíduos é um programa de formação avançada destinada a decisores políticos, dirigentes, quadros técnicos e equipas operacionais com responsabilidade na provisão e gestão dos serviços municipais de resíduos em todos os municípios de Portugal Continental, perspetivando uma maior capacitação e profissionalização do setor.