Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), acaba de ser eleita para a Comissão Executiva da « United Cities and Local Governments » (UCLG – Cidades e Governos Locais Unidos, em língua portuguesa), a maior organização mundial de governos locais.
Esta eleição realizou-se hoje, no âmbito do 7.º Congresso Mundial da UCLG, que reúne mais de 3000 líderes locais e regionais de 80 países e que decorre, esta semana, em Daejeon, na Coreia do Sul.
Luísa Salgueiro, também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, foi eleita, conjuntamente com eleitos locais de outros países, para um mandato de quatro anos que procurará impulsionar ações pela paz, solidariedade e salvaguarda das aspirações das comunidades locais.
A « United Cities and Local Governments » (UCLG), fundada em 2004, a partir da junção da União Internacional de Autoridades Locais (UICL) e das Organizações das Cidades Unidas (UTO) é uma organização de cidades, governos locais e associações regionais e municipais de todo o mundo.
Com sede em Barcelona, Espanha, a UCLG promove a cooperação entre governos locais e na comunidade internacional, prosseguindo o desenvolvimento dos valores da autonomia local, os objetivos e interesses das comunidades locais e suas organizações, no sentido de assegurar uma organização mundial eficiente e democrática.