Colocar as pessoas no centro da Agenda 2030 a partir de Vila Nova de Poiares
Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
A Secção de Municípios para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está a realizar hoje, em Vila Nova de Poiares, a sua reunião plenária, centrando-se, especialmente, na importância de colocar as pessoas no centro da Agenda 2030.
Este tema desenvolve-se, na parte da manhã, através da localização dos ODS 1 – Erradicar a pobreza; ODS 2 – Erradicar a fome; ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 10 – Reduzir Desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Depois do início dos trabalhos, que está a cargo do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Henriques, e do presidente da Mesa da Secção de Municípios para os ODS e da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, as temáticas da manhã – As pessoas no centro da Agenda 2030 e Combate às desigualdades e promoção do bem-estar – são apresentadas, designadamente, por Rosário Mauriti, coordenadora do estudo Territórios de Bem-Estar e Raquel Soares, do Programa Operacional Pessoas 2030; e Sandra Araújo, da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, e Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
O período da tarde é destinado à partilha de projetos e de boas práticas municipais, havendo apresentações relativas aos municípios de Bragança, Fundão, Loulé, Matosinhos, Pombal, Torres Vedras e Vila Nova de Poaires. No final desta partilha, haverá tempo para o debate entre todos os participantes.