Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), sob a presidência de Luísa Salgueiro, esteve hoje reunida com o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e a equipa da Direção Geral do Ordenamento do Território para conhecer o Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo (SMOS).
O SMOS será fundamental para os municípios, porquanto, conforme referiu a presidente da ANMP, “é uma ferramenta única para todo o país, que está a ser ultimada e vai permitir um conhecimento detalhado do território nacional”.
“Este Sistema é uma ferramenta que nos parece muito importante, com uma grande evolução, com base até na inteligência artificial, com recurso a meios espaciais, que vão permitir ter um conhecimento mais detalhado e aprofundado do território nacional e muito mais atualizado, com informações mensais”, acrescentou Luísa Salgueiro.
Para conhecerem o SMOS, assim como para poderem dar contributos, os técnicos municipais vão poder frequentar cursos online. O SMOS é um sistema colaborativo, no qual os municípios são parceiros ativos, dado que são responsáveis por 60% da cartografia produzida em Portugal. A partir de agora, as autarquias passam também a poder utilizar os fotomapas do SMOS, o que permite poupar recursos.