No Dia Internacional da Paz, assinalado no sábado, 21 de setembro, as Nações Unidas e a UNICEF Portugal uniram-se na iniciativa #JanelaBrancaPelaPaz, desafiando todas as pessoas e entidades a decorarem, nesse dia, a sua janela com uma peça branca para evocar a importância da Paz e mostrar solidariedade com quem vive em situação de guerra ou de conflito.
As Nações Unidas desafiaram a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) a associar-se a este movimento #JanelaBrancaPelaPaz, que visa unir as pessoas em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca. Por isso, no dia 21 de setembro, o poder da Paz também está na janela da ANMP, na sede, em Coimbra.
Neste âmbito, todos os municípios do nosso país foram convidados a aderir a esta #JanelaBrancaPelaPaz. Para participar basta pendurar um pano branco numa janela da Câmara Municipal. Conforme referem as Nações Unidas, este pano pode ser um lençol, uma bandeira, uma toalha ou qualquer outro artigo que represente um apelo conjunto à cultura da Paz.
A iniciativa pretende ainda criar uma corrente online de solidariedade, pelo que todos os participantes nesta iniciativa poderão partilhar uma fotografia ou vídeo da sua Janela Branca Pela Paz, identificando a conta do Instagram da @JanelaBrancaPelaPaz e o hashtag #JanelaBrancaPelaPaz. Quem não tiver Instagram, pode partilhar em qualquer outra rede social.