A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) promoveu, entre fevereiro e maio, um conjunto de reuniões com os municípios de Portugal continental. Numa próxima etapa, promoverá reuniões com as autarquias das ilhas dos Açores e da Madeira.
Esta primeira ronda de reuniões destinou-se aos municípios do Norte, Centro, Alentejo e Algarve , agrupados por Comunidades Intermunicipais (CIM), e às autarquias integrantes das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
O objetivo destes encontros foi ouvir os autarcas sobre as suas principais preocupações, nomeadamente quanto ao processo de descentralização da Administração Central para a Administração Local, aos fundos comunitários (Portugal 2020, PRR e Portugal 2030), às finanças locais e à inflação crescente que provoca vários problemas às autarquias.
Destas reuniões resultou um caderno de encargos de necessidades das autarquias locais que a ANMP já fez chegar ao Governo, desde logo à Ministra da Coesão Territorial com quem reuniu esta semana, na sede da Associação, em Coimbra, tendo a expectativa de ver satisfeitas as suas reivindicações.