A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) decidiu, na reunião do Conselho Diretivo, realizada na Lousã, solicitar uma reunião de urgência ao ministro do Planeamento e à ministra da Coesão Territorial para discutir a aceleração da execução final do Portugal 2020, bem como a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do próximo Quadro Comunitário Portugal 2030.
“Vamos reunir com os senhores ministros para juntarmos os dados e encontrarmos linhas dinâmicas e objetivos específicos, que permitam contribuir para a aceleração da execução dos fundos europeus, seja do Portugal 2020, do PRR ou do Portugal 2030, já que isto anda tudo cruzado”, explicou o Presidente da ANMP Manuel Machado, no final da reunião, em declarações aos jornalistas.
O Presidente admitiu que as necessidades não são as mesmas em todo o país, mas sublinhou que há áreas que têm de ser consideradas, exemplificando com as áreas da educação e da saúde, do apoio a empresas, de infraestruturas de transportes ou de eficiência energética. Estas e outras áreas de atividade municipal serão analisadas na reunião com o Governo, dado que estão entre as principais preocupações dos municípios.