ANMP evoca valor da memória na apresentação de Prémio
O Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, participou hoje na apresentação do Prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça”, evocando o valor da preservação da memória do Holocausto para, no tempo em que vivemos, contribuirmos para salvar, proteger e dignificar vidas humanas em Portugal.
As candidaturas para o Prémio Autárquico iniciam-se hoje para as autarquias locais que consigam criar projetos de valorização de dignidade humana, de igualdade e de justiça, contribuindo para coesão social e comunitária, bem como para modelar o futuro, como explicou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
A governante, que falava na sessão online, sublinhou que a intenção é garantir que as novas gerações, das quais depende o futuro da sociedade, não esquecem o passado, nomeadamente as pessoas que se notabilizaram na Segunda Guerra Mundial por terem salvo milhares de homens, mulheres e crianças de “uma morte horrível ou de tortura” – como é o caso de Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garrido, Alberto Branquinho e Veiga Simões, entre outros.
Na mesma sessão, também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que o novo Projeto “Nunca Esquecer”, a decorrer até ao final de 2021 e no âmbito do qual foi instituído este Prémio Autárquico, tem como objetivo “conservar a memória do holocausto” e “conservar o dever cívico” das comunidades.
Augusto Santos Silva explicitou ainda que a iniciativa parte da “ideia de que todos os homens nascem livres e iguais de direito” e serve também para “homenagear todos os portugueses que foram vítimas do holocausto”.
As candidaturas ao prémio devem ser apresentadas pelas autarquias locais, entre hoje e 31 de maio, em suporte digital e remetidas para o endereço eletrónico ‘pmemoriaholocausto.asmendes@dgal.gov.pt’.
Nota: O regulamento do Prémio Autárquico pode ser consultado aqui