Os Espaços Cidadão Energia consistem em balcões físicos que, funcionando em rede, disponibilizam serviços de apoio aos cidadãos na preparação e aplicação de medidas de eficiência energética e de energias renováveis, bem como serviços na adoção de comportamentos sustentáveis na matéria, através de uma maior literacia energética.
Os Municípios podem aderir à Rede Espaços Cidadão Energia (consultar as Condições Gerais) e ser promotores de um destes balcões.
De realçar que podem candidatar-se, desde já e até 31 de março, ao Aviso n.º 1/2025 do Fundo Ambiental, destinado ao financiamento da respetiva instalação e operação inicial.
A ADENE – Agência para a Energia, enquanto a entidade coordenadora da Rede ECE, é responsável pela implementação do projeto e, em particular, pela formação dirigida aos técnicos que prestarão apoio, designados “Técnicos de Espaço Energia”.
Esta formação é gratuita e está agora disponível em formato online assíncrono, e pode ser consultada aqui.
Para mais informações, contactar por favor formar@adene.pt
O projeto é acompanhado pela ANMP, nos termos do Protocolo assinado entre a ADENE e a ANMP, em janeiro de 2024 e da Adenda, assinada em junho de 2024 .
Se pretender saber mais sobre como integrar a Rede de Espaços Energia, poderá consultar o site dedicado ou contactar rede.espacoenergia@adene.pt
Condições Gerais: https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/2025/condicoes-gerais-de-adesao_rede-espacos-energia-pdf.aspx
Aviso: https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/2025/apoio-a-constituicao-de-espacos-energia-pdf.aspx
Rede: https://redeespacoenergia.pt/
Formação: Espaço Energia – Academia ADENE