PRÉMIO ANMP DE JORNALISMO E PODER LOCAL 2017
DISTINGUIU JORNALISTAS DE IMPRENSA, RÁDIO E TELEVISÃO

- Jornal de Notícias, Expresso e Diário de Notícias
- TSF, Rádio Notícias e Antena 1
- SIC e Centro TV

O Júri do Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2017 decidiu atribuir primeiros prémios e menções honrosas a trabalhos apresentados a concurso nas categorias de Imprensa, Rádio e Televisão.

 

01IMG 0166

A Mesa da entrega do Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local. Da esquerda para a direita: Rui Solheiro (Secretário Geral da ANMP), Fernando Nogueira (Presidente do CA da Lusitânia Companhia de Seguros), Manuel Machado (Presidente da ANMP), Isabel Vargues (Professor universitária/membro do júri) e João Fonseca (jornalista da Agência Lusa/membro do júri)

 

 

IMPRENSA

O 1.º Prémio, na categoria de Imprensa, foi atribuído à globalidade do Dossiê “40 anos a aproximar as populações”, do Jornal de Notícias, um trabalho conjunto dos jornalistas Alexandra Figueira, Carla Sofia Luz, Alexandra Lopes, Ana Peixoto Fernandes, Célia Domingues, Roberto Bessa Moreira, Paulo Lourenço e Milene Marques, publicado a 2 de junho de 2016 e candidatado por Alexandra Figueira e Carla Sofia Luz.
O júri, que destacou a consistência deste trabalho jornalístico do JN, decidiu também distinguir, com uma 1.ª Menção Honrosa, o trabalho “O novo fado de Lisboa”, do Expresso, da autoria de Nelson Marques, publicado a 17 de dezembro de 2016.
Assim como entendeu atribuir uma 2.ª Menção Honrosa ao Dossiê “Desertificação... Devíamos estar melhor... e cada vez estamos pior, Escolas que agora são ponto de encontro da aldeia, Na aldeia mais portuguesa quase não há portugueses”, do Diário de Notícias, da autoria de Céu Neves, publicado a 10, 17 e 24 de abril de 2016.

02IMG 0173

Céu Neves, Diário de Notícias, recebeu a 2.ª Menção Honrosa de Imprensa das mãos de Rui Solheiro

03IMG 0177

Nelson Marques, pai de Nelson Marques, Expresso, recebeu, em representação do filho, a 1.ª Menção Honrosa de Imprensa das mãos de João Fonseca

04IMG 0182

Alexandra Figueira, Jornal de Notícias, agraciada, em conjunto com outros jornalistas, com o 1.º Prémio Imprensa por Manuel Machado

 

RÁDIO

Na Categoria de Rádio, o 1.º Prémio foi atribuído à reportagem “Ouro Branco”, da autoria de Miguel Midões, da TSF Rádio Notícias, emitida em 6 de outubro de 2016, um trabalho que aborda o trabalho duro desenvolvido à volta do sal na Figueira da Foz e em Aveiro, mas também a preservação das tradições relacionadas com este produto tradicional.
O júri decidiu também distinguir com uma 1.ª Menção Honrosa à reportagem “Lisboa, coração estrangeiro”, de Olívia Santos, da Antena 1, emitida a 14 de dezembro de 2016, bem como uma 2.ª Menção Honrosa à reportagem “Uma ilha de esperança”, da autoria de Celina Faria, da Antena 1 Madeira, emitida a 21 de setembro de 2016.

05IMG 0188

Celina Faria, Antena 1, recebeu a 2.ª Menção Honrosa de Rádio, entregue por Isabel Vargues

06IMG 0197

Olívia Santos, Antena 1, recebeu a 1.ª Menção Honrosa de Rádio, entregue por Isabel Vargues

07IMG 0201

Miguel Midões, TSF, foi agraciado com o 1.º Prémio Rádio, entregue por Fernando Nogueira

 

TELEVISÃO

Na categoria de Televisão, o 1.º Prémio foi atribuído à rúbrica “Eu é que sou o presidente da junta”, da autoria de Miriam Alves, emitida no Jornal da Noite da SIC, em duas séries de 11 episódios, relativos a 11 freguesias, em 2016. Com imagem de Filipe Ferreira, edição de imagem de Marco Carrasqueira, produção editorial de Sandra Cadeireiro e grafismo de Patrícia Reis e Carla Gonçalves.
O júri decidiu ainda galardoar, com uma 1.ª Menção Honrosa, a reportagem “Orçamento Participativo”, da autoria de Paulo Leitão, da Centro TV, emitida em dezembro de 2016. Nesta categoria, o júri do Prémio decidiu não atribuir a 2.ª Menção Honrosa.

08IMG 0214

Paulo Leitão, Centro TV, recebeu a 1.ª Menção Honrosa de Televisão, entregue por Fernando Nogueira

09IMG 0238

Patrícia Reis, Miriam Alves, Sandra Cadeireiro e Manuel Machado

;
10IMG 0225

Miriam Alves, SIC, foi distinguida com o 1.º Prémio de Televisão, entregue por Manuel Machado

Os prémios foram entregues em sessão pública, decorrida a 20 de junho 2017, presidida pelo Presidente da ANMP, Manuel Machado, com a presença do presidente do Conselho de Administração da Lusitânia, companhia de seguros, patrocinadora do Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local, Fernando Nogueira, o Secretário Geral da ANMP, Rui Solheiro e os membros do júri Isabel Vargues e João Fonseca.
IMG 1461Os premiados com o Presidente da ANMP em frente à sede da Associação
 

Nos media


O "Prémio ANMP – Jornalismo e Poder Local" 2017 contou com o patrocínio da Lusitânia, Companhia de Seguros, que considera relevante a atribuição do Prémio.
Lusitânia