Prémio de Jornalismo ANMP 2008
 
 
  “Câmaras atraem pessoas com subsídios e vantagens”
 
Paula Sanchez vence
 
 
 
O trabalho “Câmaras atraem pessoas com subsídios e vantagens”, da jornalista Paula Sanchez, do Diário de Notícias”, publicado a 26 de Março de 2007, ganhou, por unanimidade do júri, o Prémio de Jornalismo ANMP 2008.
 
O júri considera que o trabalho “ilustra uma nova realidade instalada um pouco por todo o país – a das autarquias que, de norte a sul,  criam mecanismos, condições e atractivos para chamar aos seus territórios desertificados famílias, profissionais e empreendedores capazes de contribuir para inverter a fuga para os centros urbanos”.
 
O júri destacou ainda a “ profundidade com que a reportagem foi realizada, tendo a jornalista tido a preocupação de auscultar técnicos e conhecer  casos semelhantes noutros países europeus”.
 
 
MENÇÕES HONROSAS
 
“Desalojados de Camarate” – Carla Castelo – SIC »»»»»
“ O Balneário” – Miriam Alves - SIC  »»»»»
 
 
Também por unanimidade, o júri decidiu atribuir menções honrosas à jornalista Carla Castelo, da SIC, pela sua reportagem integrada no programa “Perdidos e Achados”, os “Desalojados de Camarate”, e ainda à jornalista Miriam Alves,da mesma estação de televisão pela reportagem “O Balneário”.
 
Em relação ao trabalho apresentado por Carla Castelo, o júri salientou o facto de se tratar de uma “reportagem que retrata um caso social dramático que marcou a vida de um concelho da periferia da capital, destacando o papel fulcral que o a autarquia assumiu na resolução do problema, bem como as implicações ao nível da organização política local”.
 
Quanto ao trabalho apresentado por Miriam Alves, o júri destacou “a qualidade técnica da reportagem e, sobretudo,  a abordagem de um tema sensível como o da exclusão social através de uma observação quase documental e até  cinematográfica de um microcosmos no centro do qual está uma estrutura ligada à  autarquia”.
 
Os prémios foram atribuídos por um Júri composto por Jornalistas indicados pelo Clube de Jornalistas e um representante da ANMP, este sem direito a voto. Os prémios serão entregues em acto público a realizar proximamente e em data a anunciar.
Os Prémios de Jornalismo ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, instituídos pela Associação Nacional de Municípios Portugueses em colaboração com o Clube de Jornalistas, evocam na sua designação o Poder Local Democrático e o seu contributo para o desenvolvimento de Portugal.
O Prémio de Jornalismo Poder Local - ANMP é atribuído, anualmente, ao jornalista profissional, autor do melhor trabalho produzido,  no ano anterior, em todo o universo dos Media - Imprensa, Televisão, Rádio e Internet, sobre o Poder Local, a gestão autárquica e  as dinâmicas da gestão autárquica que contribuem para o bem-estar das populações e desenvolvimento de Portugal.
 
Natureza dos Prémios
 
Prémio de Jornalismo ANMP2008
_ Uma placa evocativa do Poder Local Democrático/ANMP
_ O valor pecuniário do Prémio ANMP é de 7500 (sete mil e quinhentos euros)
_ Um computador portátil
_ Estadia para 2 pessoas, durante duas noites, numa Pousada de Portugal, situada em Portugal.
 
As menções Honrosas Prémios de Jornalismo ANMP
Um Troféu evocativo do Poder Local Democrático/ANMP.
 
Um computador portátil.
 
Um fim-de-semana para duas pessoas numa Pousada de Portugal.