PORTUGAL DO FUTURO

Conferências da ANMP em Coimbra


1.ª Conferência "Portugal do Futuro"
debateu organização territorial do Estado


"A organização territorial do Estado e a democracia de proximidade", debatida por especialistas, autarcas e técnicos das autarquias, abriu, a 15 de Outubro, em Coimbra, as Conferências da ANMP subordinadas ao tema "Portugal do Futuro".
Esta 1.ª Conferência "Portugal do Futuro", organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), com o apoio científico da Associação de Estudos de Direito Regional e Local, proporcionou o debate sobre vários temas e gerou contributos para a construção de um país mais desenvolvido, com maior equilíbrio entre o litoral e o interior, entre as áreas urbanas e as zonas rurais, entre o continente e as ilhas.
As intervenções de António Cândido de Oliveira (jus-administrativista da Universidade do Minho), António Figueiredo (economista da Universidade do Porto), num painel moderado por Paulo Baldaia, diretor da TSF, e as de João Ferrão (geógrafo da Universidade de Lisboa), e de Frédéric Vallier (Secretário-Geral do Conselho de Municípios e Regiões da Europa), noutro painel moderado por Carolina Ferreira, jornalista da RTP, suscitaram um intenso debate e numerosas conclusões sintetizadas, no final do dia, por Carlos Batalhão, da Universidade do Minho.
As Conferências "Portugal do Futuro", da ANMP, vão continuar no primeiro trimestre de 2015. Outros temas, outros conferencistas, outros moderadores, todos empenhados na construção de um país melhor para todos os portugueses. Todos, por isso, em busca de contributos diversos e plurais. Para a ANMP, está tudo em aberto e o que mais importa alcançar é um conjunto de propostas que contribuam, de facto, para um novo país.

ANMP CONF201401 01

 

ANMP CONF201401 02

 Coimbra | 15 de outubro de 2014 | Auditório da Fundação Bissaya Barreto (Bencanta)

Auditório da Fundação Bissaya Barreto; Bencanta, COIMBRA | GPS 40°12'56.5"N 8°27'37.9"W | 40.215709, -8.460536