Acaba de ser lançada uma nova rede destinada a incentivar os políticos eleitos a nível local e regional a envolverem-se mais com a União Europeia e os benefícios que esta pode trazer às suas comunidades. A Rede de Conselheiros Locais da UE, que conta já com 3 000 participantes, baseia-se no êxito de duas iniciativas semelhantes existentes e visa aproximar o projeto europeu dos cidadãos, centrando-se na participação do nível de confiança dos cidadãos governamentais.
O projeto – gerido conjuntamente pelo Comité das Regiões Europeu e pela Comissão Europeia, cujas iniciativas paralelas existentes foram fundidas para formar a nova rede – visa aproximar o debate da UE das comunidades locais, colaborando mais eficazmente com presidentes de câmara, presidentes de regiões e conselheiros regionais e locais. A adesão à rede está aberta a qualquer político eleito a nível local ou regional de toda a UE. Os membros beneficiam de uma série de produtos e serviços, incluindo visitas de estudo a Bruxelas, sessões de formação e seminários para melhorar a compreensão dos membros sobre as funções da UE. Estes instrumentos são adaptados às suas próprias necessidades e interesses e permitir-lhes-ão chegar mais eficazmente aos seus eleitores sobre questões da UE.
Os membros comprometem-se igualmente a assegurar que as questões pertinentes relacionadas com a UE sejam debatidas nas suas comunidades locais, por exemplo através de eventos locais ou assegurando o debate regular das questões da UE nas reuniões do conselho. Os políticos eleitos a nível regional e local interessados em aderir à rede podem candidatar-se através do seguinte sítio Web.